créditos @urbanjungle / imagem @posterstore
Sem categoria

Quartos com plantas?

Sim, por favor!

Há os que votam contra e os que são muito a favor. Pelos vistos, se souber escolher as adequadas para pôr ao lado ou aos pés da cama, há inúmeros benefícios para a sua saúde e para o bom ar do seu quarto (em todos os sentidos).


Nas Linhas Direitas, somos “fãs” confessos de plantas em todas as divisões da casa! E o quarto não é exceção. Mais do que uma nova moda, tê-las no quarto é mesmo uma opção de bem-estar, razão pela qual imagens como estas invadem cada vez mais páginas de revistas e perfis de instagram. Que são excelentes elementos decorativos, não temos dúvida. Mas sabe quais são as mais indicadas para cuidar do ar que respira enquanto dorme?

Para além do seu caráter decorativo, ter plantas no quarto ajuda a criar um ambiente mais orgânico, repousante e saudável. Reduzem os níveis de stress e muitas têm uma elevada capacidade de purificar o ar, manter os níveis de humidade e facilitar a eliminação de diversos elementos tóxicos enquanto dorme.

São várias as opções disponíveis, por isso não será difícil encontrar a que mais se adequa ao seu estilo ou gosto. Os principais fatores a ter em conta na hora da escolha são a luz natural existente na divisão, o tempo de que dispõe para cuidar das plantas em questão e a existência de animais de companhia, pois algumas podem ser tóxicas para eles. Depois, claro está, o espaço existente para decidir se vai ter uma ou mais plantas no seu quarto. Não sabe por onde começar? Nós damos uma ajuda!

POTHOS  

Também conhecida por “Golden Pothos” ou “Jibóia”, é uma das plantas com maior capacidade de purificação do ar, sendo uma excelente opção para quartos.  Adapta-se facilmente a diferentes tipos de ambientes e requer muito pouca manutenção, pelo que é a escolha ideal para quem não tem muito tempo, jeito ou paciência para se dedicar ao seu cuidado. É muito versátil a nível decorativo já que pode colocá-la no chão para a ver crescer verticalmente, ou em prateleiras, móveis de apoio ou suspensa para que caia em cascata. O único senão? Não é a melhor amiga dos seus companheiros de quatro patas, porque as suas folhas são tóxicas para os animais de estimação.

PHILODENDRON BRASIL

De tonalidades estonteantes, o (originário do país que lhe dá o nome) é o aliado perfeito para ter em ambientes que tenham bastantes elementos de madeira ou tapetes, acumuladores de substâncias potencialmente alergénicas.  É uma planta que atua como um verdadeiro filtro purificador do ar, filtrando estes elementos nocivos, e que também ajuda a regular a humidade no quarto.  Resistente e de fácil manutenção, vive bem mesmo com pouca luz natural, desde que lhe dê muita água. Mantenha afastados os animais de estimação.

CHLOROPHYTUM COMOSUM

Não se deixe enganar pelo aspeto enganadoramente frágil da Chlorophytum Comosum! Também conhecida por Clorofito, esta planta é especialista na absorção de odores, pó e poluição. É portanto uma excelente planta purificadora do ar, que recomendamos para qualquer divisão da casa, mas em especial para o quarto. Em inglês, é conhecida por “Spider Plant” (Planta Aranha) pela configuração da sua folhagem.  Boas notícias, é ideal para quem tem animais de estimação pois a sua folhagem não é tóxica.

NEPHROLEPIS EXALTATA (BOSTON FERN)

Este feto de aspeto divertido e “despenteado” é extremamente fácil de cuidar: só precisa de bastante luz natural indireta e de ser regado quando a terra do vaso começa a ficar seca. É uma das plantas mais conhecidas para regular a humidade e purificar o ar, pois elimina uma série de toxinas.  O melhor de tudo é que é uma planta “pet-friendly”, e bastante flexível como elemento decorativo – gostamos particularmente de a ver em prateleiras, misturada com outras variedades.

HEDERA HELIX

A Hedera Helix, habitualmente conhecida entre nós apenas por hera, é particularmente indicada para quartos ou espaços húmidos, pois tem a particularidade de  ser capaz de eliminar partículas de bolor do ar. É uma planta trepadeira, resistente e de crescimento rápido, que adoramos ver suspensa em vasos ou cestos no canto da divisão!  Não é “pet-friendly”, mas como pode ficar suspensa não deixa de ser uma opção para quem tem animais, desde que tenha a certeza de que estes não a alcançam.

DRACAENA

A Dracaena é capaz de ser das plantas mais conhecidas da lista que apresentamos, o que não nos espanta dado que, além de ser muito versátil como elemento decorativo, são muitos os benefícios que oferece à nossa saúde, em particular quando colocada no quarto: para além de absorver cheiros e partículas de pó de têxteis e tapetes, a Dracaena ajuda a reduzir os níveis de stress, ansiedade e fadiga e a acalmas as noites mais agitadas.  Infelizmente, tem de ser mantida longe de animais de estimação.

ESPADA DE S. JORGE  

A Sansevieria Cylindrica, conhecida vulgarmente como Espada de S. Jorge, é perfeita para o quarto pois transforma o dióxido de carbono em oxigénio de uma forma eficaz durante a noite. Não precisa de muita luz (não gosta de sol direto) e aguenta longos períodos sem água, o que faz dela uma planta fácil de cuidar. Talvez por isso, e por ter um nível baixo de toxicidade para os animais, é uma das plantas atualmente mais populares  e preferida pelos adeptos de um estilo mais minimalista.

PLANTA DA BORRACHA

A Planta da Borracha, ou Ficus Elastica, funciona como um verdadeiro filtro purificador, removendo toxinas do ar. Para se certificar de que não perde esta capacidade, terá de limpar periodicamente as folhas com um pano húmido.  Precisa de ser frequentemente regada e de bastante luz indireta, mas tirando isso não é uma planta difícil de cuidar e tem uma folhagem resistente de um tom escuro muito elegante, que acrescentará alguma sofisticação ao seu quarto.

ALOE VERA

A planta Aloe Vera, sobejamente conhecida pelas capacidades medicinais do gel que dela é extraído, tem também uma enorme capacidade de produção de oxigénio durante a noite, ajudando a manter bons níveis do mesmo no quarto enquanto dorme. Para além de não precisar de cuidados constantes – precisa de rega moderada e adapta-se bem a diferentes condições de luz – é uma planta amiga dos animais de estimação e uma das favoritas dos que gostam da família das suculentas e dos catos.

“INSPIRE VERDE, RESPIRE TRANQUILIDADE”

Já sabe que plantas vai trazer plantas para o seu quarto? Agora que conhece as suas propriedades, quais as mais recomendadas e onde as encontrar, está na altura de dar um novo ar (e mais puro!) ao seu espaço de descanso. Vai ver que estas companheiras verdes lhe vão trazer noites bem tranquilas.

Outros artigos

Quartos com boa energia

Quartos com boa energia

Quer abrir a porta e sentir que entrou noutra dimensão, onde só se respira paz? É tudo uma questão de princípios, segundo o Feng Shui.

ler mais
Vamos falar de cores?

Vamos falar de cores?

Uma escolha vital, que vai além da estética. Saiba como mudam o ambiente de um espaço e também o seu humor. Pela sua saúde.

ler mais