créditos @urbanjungle / imagem @posterstore
design de interiores

Vamos falar de cores?

Pode parecer um detalhe, mas podem mudar tudo.

Segundo a psicologia, as cores têm um enorme impacto nas perceções de uma zona ou área e no nosso humor e bem-estar. Sabe qual a cor mais indicada para cada espaço? E como pode afetar a sua disposição?


Há muito a ter em conta na escolha de uma cor ou combinação de cores para além do seu aspeto decorativo.É uma decisão a que nem sempre é dada a devida importância. Muitas vezes, a escolha é feita em função de elementos já existentes ou escolhidos para o espaço, como sofás ou tapetes, ou então a decisão foi já tomada por quem construiu ou ocupou anteriormente a casa. Mas o tema é sério e, na verdade, nunca se deve “herdar” uma cor se não está adequada ao espaço e á vivência que dele se fará.

“A COR É UM PODER QUE INFLUENCIA DIRETAMENTE A ALMA.”

Wassily Kandinsky

Não é só uma questão de gosto! As cores alteram o nosso humor, mesmo. E há aquelas que nos impactam positivamente: fazem sentir-nos mais alegres ou energizados, ajudam a relaxar e descansar e até fomentam uma maior concentração. Conhecer o poder das cores e a melhor forma de as utilizar em sua casa, pode mudar a sua vida. Vai permitir-lhe criar espaços em que se sinta bem e contribuir para a sua disposição e conforto.  Faça a sua escolha!

SERENIDADE AZUL

Consensual e fácil de conjugar, é uma cor com efeitos muito positivos. Por um lado, é relaxante e ajuda a acalmar a mente e a dormir melhor; por outro, propicía a concentração e a produtividade.

O tom ideal de azul pode criar o ambiente certo. Para respirar calma, opte por tons mais suaves, idealmente conjugados com tons neutros e claros como branco, cinza claro ou tons de creme. Estas são combinações ideais, por exemplo, para um quarto ou casa de banho.

Se o que quer é uma atmosfera que facilite a concentração,  opte por tons um pouco mais escuros ou profundos. Quando combinados com cores energizantes, como amarelos ou laranjas incentivam a produtividade. Uma boa ideia para o seu escritório ou área que dedica em casa para o teletrabalho?

ALEGRIA EM AMARELO

O amarelo é uma das cores tendência na decoração de interiores em 2022. Conhecendo os efeitos que pode ter no nosso humor, é fácil compreender o porquê: transmite sensações de felicidade, optimismo e confiança, especialmente relevantes no momento atual.  

Por ser das cores mais energizantes, não é aconselhável em divisões em que se pretendem ambientes mais calmantes, como no quarto. No entanto, é ideal para espaços como a entrada, zona onde tomamos o pequeno-almoço, áreas de diversão ou recantos que nos estimulam a criatividade e o arranque do dia-a-dia.

VITAMINA LARANJA

As propriedades da cor laranja eram conhecidas já na antiga China. De acordo com o Feng Shui, esta é uma cor “yang”, isto é, é uma cor quente, que estimula a atividade cerebral, a criatividade e concentração. 

Mas cuidado! Em excesso pode aumentar a ansiedade por ser altamente revigorante. Por isso, é preferível ser usada como apontamento de cor ou em tons mais suavizados. É ideal para um espaço de brincadeira, para uma cozinha ou zonas que convidem a conviver!

RELAX, É VERDE

É sinónimo de Natureza e não é por acaso. Ativa emoções similares: aporta equilíbrio, clareza de pensamento, repõe energias e ajuda a combater o stress e a ansiedade. Em suma, bem-estar geral. É também por isso uma das cores mais versáteis na criação de ambientes, adequando-se às mais variadas divisões e espaços. Este ano estão precisamente em voga todos os tons de verde porque geram atmosferas ora mais sofisticadas ora orgânicas, onde quase se pode reproduzir a tranquilidade do contacto com o exterior dentro de casa!

Agora que conhece algumas propriedades e poder destas cores como vai tirar partido delas para tornar a sua casa ainda mais acolhedora, e maximizar o efeito que podem ter no seu bem-estar?

Outros artigos

Quartos com boa energia

Quartos com boa energia

Quer abrir a porta e sentir que entrou noutra dimensão, onde só se respira paz? É tudo uma questão de princípios, segundo o Feng Shui.

ler mais