créditos @urbanjungle / imagem @posterstore
design de interiores

Vamos falar de cores?

Pode parecer um detalhe, mas podem mudar tudo.

Segundo a psicologia, as cores têm um enorme impacto nas perceções de uma zona ou área e no nosso humor e bem-estar. Sabe qual a cor mais indicada para cada espaço? E como pode afetar a sua disposição?


Há muito a ter em conta na escolha de uma cor ou combinação de cores para além do seu aspeto decorativo.É uma decisão a que nem sempre é dada a devida importância. Muitas vezes, a escolha é feita em função de elementos já existentes ou escolhidos para o espaço, como sofás ou tapetes, ou então a decisão foi já tomada por quem construiu ou ocupou anteriormente a casa. Mas o tema é sério e, na verdade, nunca se deve “herdar” uma cor se não está adequada ao espaço e á vivência que dele se fará.

“A COR É UM PODER QUE INFLUENCIA DIRETAMENTE A ALMA.”

Wassily Kandinsky

Não é só uma questão de gosto! As cores alteram o nosso humor, mesmo. E há aquelas que nos impactam positivamente: fazem sentir-nos mais alegres ou energizados, ajudam a relaxar e descansar e até fomentam uma maior concentração. Conhecer o poder das cores e a melhor forma de as utilizar em sua casa, pode mudar a sua vida. Vai permitir-lhe criar espaços em que se sinta bem e contribuir para a sua disposição e conforto.  Faça a sua escolha!

SERENIDADE AZUL

Consensual e fácil de conjugar, é uma cor com efeitos muito positivos. Por um lado, é relaxante e ajuda a acalmar a mente e a dormir melhor; por outro, propicía a concentração e a produtividade.

O tom ideal de azul pode criar o ambiente certo. Para respirar calma, opte por tons mais suaves, idealmente conjugados com tons neutros e claros como branco, cinza claro ou tons de creme. Estas são combinações ideais, por exemplo, para um quarto ou casa de banho.

Se o que quer é uma atmosfera que facilite a concentração,  opte por tons um pouco mais escuros ou profundos. Quando combinados com cores energizantes, como amarelos ou laranjas incentivam a produtividade. Uma boa ideia para o seu escritório ou área que dedica em casa para o teletrabalho?

ALEGRIA EM AMARELO

O amarelo é uma das cores tendência na decoração de interiores em 2022. Conhecendo os efeitos que pode ter no nosso humor, é fácil compreender o porquê: transmite sensações de felicidade, optimismo e confiança, especialmente relevantes no momento atual.  

Por ser das cores mais energizantes, não é aconselhável em divisões em que se pretendem ambientes mais calmantes, como no quarto. No entanto, é ideal para espaços como a entrada, zona onde tomamos o pequeno-almoço, áreas de diversão ou recantos que nos estimulam a criatividade e o arranque do dia-a-dia.

VITAMINA LARANJA

As propriedades da cor laranja eram conhecidas já na antiga China. De acordo com o Feng Shui, esta é uma cor “yang”, isto é, é uma cor quente, que estimula a atividade cerebral, a criatividade e concentração. 

Mas cuidado! Em excesso pode aumentar a ansiedade por ser altamente revigorante. Por isso, é preferível ser usada como apontamento de cor ou em tons mais suavizados. É ideal para um espaço de brincadeira, para uma cozinha ou zonas que convidem a conviver!

RELAX, É VERDE

É sinónimo de Natureza e não é por acaso. Ativa emoções similares: aporta equilíbrio, clareza de pensamento, repõe energias e ajuda a combater o stress e a ansiedade. Em suma, bem-estar geral. É também por isso uma das cores mais versáteis na criação de ambientes, adequando-se às mais variadas divisões e espaços. Este ano estão precisamente em voga todos os tons de verde porque geram atmosferas ora mais sofisticadas ora orgânicas, onde quase se pode reproduzir a tranquilidade do contacto com o exterior dentro de casa!

Agora que conhece algumas propriedades e poder destas cores como vai tirar partido delas para tornar a sua casa ainda mais acolhedora, e maximizar o efeito que podem ter no seu bem-estar?

Outros artigos

Quartos com boa energia

Quartos com boa energia

Quer abrir a porta e sentir que entrou noutra dimensão, onde só se respira paz? É tudo uma questão de princípios, segundo o Feng Shui.

ler mais
Quartos com plantas?

Quartos com plantas?

Sim mas… Nem todas são boas companheiras.
Saiba quais são as escolhas mais saudáveis para dar bom ar ao espaço onde dorme.

ler mais