créditos homesandgardens.com
Homefulness

Organizar para descomplicar

Dicas das especialistas da arrumação para facilitar o seu dia a dia.

Casas bem organizadas são casas onde dá gosto viver. Mas, se há espaço em que manter a ordem é um propósito que rapidamente nos escapa das mãos é a cozinha, com tudo o que ela comporta. Gavetas, frigorífico, despensa ou lavandaria sempre bem arrumadas… Não, não é uma missão impossível.


São muitas e boas as razões para investir numa boa organização desta área da casa. O que ganha com isso? Tudo: otimizar ao máximo o espaço disponível, poupar tempo e dinheiro (quem nunca encontrou artigos fora de prazo no fundo da despensa?, facilitar o planeamento e execução das tarefas diárias e, claro, ajudar a tornar a sua cozinha ainda mais bonita e convidativa.  Um bom planeamento e ideias práticas de seguir e manter são o grande trunfo para abordar esta tarefa sem hiperventilar. Reunimos algumas sugestões muito úteis de quem é profissional no assunto: as “home organizers”. Já ouviu falar delas, certo?

www.konmari.com

Criar um espaço feliz

A japonesa Marie Kondo é, para muitos, a máxima “guru” da organização, com uma filosofia muito própria: guardar apenas “o que lhe traz alegria” e descartar tudo aquilo de que não gosta ou não usa. Na cozinha, o objetivo deve ser criar um espaço que nos deixe felizes e que desperte a vontade de cozinhar e conviver, ou seja, para desfrutar em pleno da essência desse espaço.    

Comece pela despensa. O método Kondo divide-se em três passos:

1) Separar tudo o que não usa ou não lhe traz “alegria” (que na despensa pode significar desde produtos fora de prazo a utensílios que nunca utiliza).

2) Descartar, doar ou reutilizar.

3) Guardar, organizando tudo por categorias, para que na hora de cozinhar se possa focar na parte “boa”.

www.neatmethod.com

Guardar apenas o essencial

A mesma filosofia e método aplicam-se aos pequenos eletrodomésticos e utensílios que tem nos armários e gavetas. Princípio fundamental: selecione só o que deseja guardar. Mesmo. Disciplina é crucial. Seja radical.

Dê destino ao que não usa: comprou uma máquina de pipocas e nem chegou a estrear? Porque não doar a uma instituição infantil ou àquele amigo cinéfilo?

Organize tudo por categorias de uso: parece-lhe uma excentricidade agora, mas poupa-lhe muuuuito tempo depois!

www.linhasdireitas.pt
www.neatmethod.com

Nós acrescentamos: na hora de planear a despensa, pense no que mais gosta de ver. Prefere estantes em que tudo está à vista, armários fechados, estruturas com prateleiras móveis que pode ir adaptando, ou com acessórios de arrumação que multiplicam o espaço?

Todos temos um estilo de arrumação! Defina o seu e comprometa-se. Seja prático e realista. Uma coisa é o ideal, outra é se naturalmente consegue manter essa ordem e critério. Facilite o seu dia a dia.

www.thehomeedit.com

Arrumar Bonitinho

A “The Home Edit” aposta numa organização em que a estética dá o mote. Segundo esta empresa fundada pelas americanas Clea Shearer e Joanna Teplin, apresentadoras do programa com o mesmo nome e responsáveis pela organização das casas de celebridades, a organização segundo códigos visuais como cores, formas ou tamanhos ajuda a identificar de forma intuitiva o local de cada item.

Se é visualmente sensível e funciona por estímulos deste tipo, esta pode ser a fórmula certa para si. Para além duma divisão por cores, estas “home organizers” apostam no princípio de ter tudo bem à vista, recorrendo a embalagens transparentes e etiquetas para que o resultado seja fácil de identificar e esteticamente coerente.

www.linhasdireitas.pt

Como aplicar esta estética ao planeamento da sua cozinha? É fácil: aposte em armários ou prateleiras abertas (para deixar à vista o que quer exibir ou ter à mão), em gavetas com divisórias ou com frentes em vidro (para conseguir ver o conteúdo) e em mobiliário que combine armários com portas com estruturas abertas. Depois, é só “editar” a estética de tudo na hora de ordenar o que pretende guardar!

Cozinha organizada,

vida descomplicada.

www.thespruce.com
www.organized-home.com

Frigorífico em sentido!

Catarina Braz, Designer de Interiores, Home Stager e autora do blog Design Por Acaso, aposta numa abordagem super prática e intuitiva. Organiza a cozinha com dicas muito concretas de como potenciar as diversas zonas, incluindo esse “canto” que muitas vezes fica esquecido até chegarmos a casa com sacos e sacos de frescos para arrumar: o frigorifico.

Fique com os mandamentos que sugere para manter o frigorífico “um brinco”:

1) investir em recipientes ou divisórias empilháveis transparentes, para potenciar a arrumação e deixar tudo bem à vista;

2) guardar as ervas aromáticas em frascos herméticos, para aumentar a duração;

3) evitar guardar os ovos na porta, onde há mais variações de temperatura;

4) colocar os alimentos crus em baixo e os já cozinhados em cima;

5) guardar as diferentes frutas e legumes em separado, pois o seu contacto pode acelerar o amadurecimento;

6) optar por recipientes de vidro que possam ir ao forno e microondas, para poupar tempo;

7) ter tudo bem etiquetado e com prazo de validade.

www.secterdesign.com
www.linhasdireitas.pt

Nós acrescentamos: na hora de planear o layout da sua cozinha, escolha o local em que vai ficar o frigorífico tendo em conta também onde vão ficar a despensa, o fogão e o espaço de bancada para preparar os alimentos. Assim, vai garantir uma melhor fluidez na gestão e utilização dessas áreas e tornar muito mais funcional a organização da sua cozinha.

Estamos aqui para pensar em tudo e facilitar a sua vida na hora de cozinhar!

Manter a ordem na lavandaria

Quer tenha espaço em casa para uma lavandaria separada, ou esta ocupe uma pequena zona na sua cozinha, tê-la bem organizada ajuda muito na logística de cuidar da roupa. Cláudia Braz, no seu blog Design por Acaso, deixa-nos também algumas ideias para esta zona.

Comece por contemplar ter, junto às máquinas, armários com cestos integrados para a roupa suja. O ideal seria ter dois, para separar a roupa clara e escura antes de lavar.

Pense também em fazer da sua lavandaria um espaço de que gosta, para que se torne mais apetecível. Como dizemos sempre, faça um moodboard de inspiração antes de planear esta divisão. Imagine, visualize e questione como vai funcionar. E não esqueça que precisa de arrumação para todos os produtos e acessórios de limpeza.

www.annapavlovskaya.com

É importante que pense em tudo, tudo mesmo, o que costuma necessitar para tratar da sua roupa, e que invista em soluções como armários com acessórios inteligentes que simplificam a arrumação. Que tal um armário que esconde uma tábua de engomar e prateleiras com espaço para organizar os atoalhados ou pôr a roupa lavada na fila de espera para engomar?

Agora que conhece as sugestões e estratégias dos especialistas em arrumação para pôr ordem em todas as zonas da sua cozinha, já escolheu as dicas que vão descomplicar a sua vida?


Outros artigos

Quartos com boa energia

Quartos com boa energia

Quer abrir a porta e sentir que entrou noutra dimensão, onde só se respira paz? É tudo uma questão de princípios, segundo o Feng Shui.

ler mais
Vamos falar de cores?

Vamos falar de cores?

Uma escolha vital, que vai além da estética. Saiba como mudam o ambiente de um espaço e também o seu humor. Pela sua saúde.

ler mais
Quartos com plantas?

Quartos com plantas?

Sim mas… Nem todas são boas companheiras.
Saiba quais são as escolhas mais saudáveis para dar bom ar ao espaço onde dorme.

ler mais