créditos homesandgardens.com
Cozinhas

Planear a sua nova cozinha

Não sabe por onde começar? Damos uma ajuda.

Projetar uma nova cozinha é um passo importante e que, não raras vezes, pode despertar uma ligeira ansiedade. Especialmente a quem passa pelo processo pela primeira vez. É uma decisão que implica um considerável investimento de tempo e tem um custo relevante. Não é algo que decida fazer de ânimo leve, mas não tem de ser uma tarefa impossível nem desgastante! Saiba o que deve fazer para sobreviver a esta aventura sem sobressaltos.


Vamos aos preliminares. Em primeiro lugar, defina o objetivo. Vai dar uma ligeira volta à cozinha que tem, ou quer tudo novo ou de raiz para a casa para onde se vai mudar? Precisa de uma cozinha mais adaptada ao seu estilo de vida e à família que entretanto cresceu? Ou já não tem espaço para tudo o que necessita de guardar e quer ampliar áreas, para ter uma zona de lavandaria ou uma despensa com muita arrumação?

A diversidade de opções de distribuição do espaço numa cozinha são muitas e ficam ao critério de cada um. Por isso, saber que tipo de espaço quer criar é meio caminho andado para começar a definir critérios e pautar decisões.

Depois, há a questão do projeto. Vai escolher tudo sozinho e no final juntar as peças todas para entregar a obra a um empreiteiro, ou quer fazer tudo à medida e precisa de quem desenhe, contribua com algumas ideias, fabrique e instale a sua cozinha?  Se prefere esta via, e ter acompanhamento nas várias etapas, prepare o seu briefing.

A quem nos procura, recomendamos seguir estes passos. Evitam mal-entendidos na orçamentação e na execução do seu sonho, e ajudam a passar pelo processo sem sofrer dissabores.

ourhomeobsession.com
whitepunch.co.uk
www.grainandgalley.com

Investigue, explore e… inspire-se!

Esta é a parte divertida! Recolha imagens de cozinhas de que gosta, bem como de exemplos do que não lhe agrada. O Pinterest (LINK) é uma ótima ferramenta! Se preferir um método mais “tradicional”, colecione recortes num dossier para nos mostrar durante a sua visita.

Reúna também imagens de detalhes como cores, texturas, exemplos de acabamentos ou revestimentos, acessórios de arrumação ou pormenores como torneiras e puxadores. As alternativas no mercado são quase infinitas e as combinações não têm limites. Manda o gosto e a imaginação. Já pensou no estilo de cozinha que lhe enche as medidas?

Se nesta etapa tende a ficar meio perdido, experimente fazer um moodboard: basta juntar as suas referências e recriar o “ambiente” para visualizar o que tem em mente. Mesmo que não chegue a uma ideia concreta ou que descubra um par de caminhos, vai ver que esta seleção ajuda a situar conceitos e facilita muito o arranque do projeto. Permite perceber qual o seu estilo, o que pretende e chegar mais rapidamente a uma proposta perfeita para si.

www.decorilla.com
www.elledecor.com

Faça uma wishlist

Para além das referências visuais, crie a sua lista de desejos e requisitos. O que idealmente gostaria de incluir na sua nova cozinha? Imagina uma enorme mesa de refeições para almoçaradas de família, ou prefere uma ilha mais funcional? Ter uma zona onde possa organizar tudo para as limpezas é essencial? Ou, se tiver de escolher, prefere dar espaço ao tal fogão e forno de chef? E aquele móvel dedicado à reciclagem ou um recanto para os seus “pets”, é absolutamente imprescindível?

Esta lista será um ótimo ponto de partida para determinar opções de layout e de mobiliário a incluir. Deve distinguir o que é obrigatório do que é “nice to have”, para estabelecer as prioridades do projeto.

www.adrianbriscoe.com
www.idealhome.co.uk
www.artistictile.com

Pense em como vive a sua cozinha

Pare por um momento e imagine o dia a dia na sua nova cozinha. Lá em casa são apaixonados por culinária, ou preferem refeições rápidas sem grande preparação? A cozinha vai ser o grande ponto de encontro da família e amigos, ou um espaço puramente funcional? Quer que esteja organizada para facilitar as logísticas com os miúdos, ou anda a suspirar por uma “statement kitchen” pensada para convívios e receber?

Para desenharmos a cozinha da sua vida, é importante sabermos como vai ser vivida. Visualize e conte-nos tudo!

www.decorilla.com
www.decorilla.com
www.subzero-wolf.com
www.idealhome.co.uk

Classifique os eletrodomésticos

Por muito bonita que vá ser a sua nova cozinha, é preciso não esquecer que ela tem de ser antes de mais funcional e dar resposta a todas as tarefas diárias, com tudo o que isso implica.

Preparado para abordar a parafernália de eletrodomésticos? Vamos por partes.: o truque é estabelecer categorias. Há 2 grandes grupos: os “obrigatórios” e os acessórios. E depois, os que quer ter à vista ou escondidos. Como vai ser? Não dispensa um wine cooler ou garrafeira para a sua coleção de vinhos? Máquina da roupa: de lavar, de secar ou dois em um? O que é importante para si? Mesmo pequenos eletrodomésticos como a máquina do café, a torradeira ou a liquidificadora podem ser integrados no design da sua cozinha de mil maneiras! O foco é arrumá-los ou elaborar uma zona especial do tipo Coffee & Toasts Station?

Your kitchen,

your rules.

www.decorreport.com
www.decorreport.com
www.decorreport.com

Pense em arrumação

Imagine tudo o que tem de arrumar na sua cozinha e que espaços funcionais precisa de incluir: despensa, louceiro, lavandaria, área de refeições, etc. É essencial para que possamos planear e otimizar a área útil e maximizar a organização da sua cozinha, sem deixar nada esquecido ou ao acaso.

Calma! Não precisa de fazer uma lista exaustiva ou de ter já todas as soluções na cabeça. Pense no assunto e traga-nos o seu desafio. Somos especialistas em encontrar a melhor opção para cada projeto!

www.decorilla.com
www.decorilla.com
www.darcmagazine.com

Lembre-se da importância da luz

A iluminação de uma cozinha, como de qualquer outra divisão, é fundamental para criar um ambiente agradável e convidativo e tornar mais cómoda toda a atividade que nela ocorre. Avalie a luz natural que há na sua cozinha e onde estão as áreas críticas que precisam de mais luminosidade, de dia ou de noite.

Isto ajuda a encontrar a solução mais eficiente de iluminação para o seu espaço e também influencia algumas escolhas como, por exemplo, a da cor do mobiliário ou o tipo de acabamentos e revestimentos que mais favorecem o ambiente que deseja criar.

www.residentialproductsonline.com
www.spiridecor.com
www.studio34south.com
www.studio34south.com

Defina um budget

Sejamos práticos. Se já tem uma ideia geral de quando gostaria de gastar na sua nova cozinha, partilhe connosco desde o primeiro momento! Conhecer o seu budget e o que pretende gastar ajuda-nos a planear uma proposta ajustada, realista e que otimize ao máximo o seu investimento. Entre o briefing e o projeto, este é um passo fundamental para medir expectativas.

Seja muito claro! Um teto financeiro afeta muitas escolhas: mobiliário, materiais, acabamentos e revestimentos ou acessórios a incluir. Temos uma vasta gama de opções para garantir que o budget não seja impedimento para ter uma cozinha que dê resposta a todas as suas necessidades ou desejos. Mas conhecer o seu filtro é imprescindível para assegurar a adequação e agilidade das propostas.

www.archdaily.com
www.home-designing.com

Não tenha medo da fita métrica

Por fim, meça o seu espaço. A sua ideia é viável? Podemos avaliar isso em detalhe por si mas precisamos que nos dê umas orientações. É essencial que tire medidas da área disponível, tão aproximadas quanto possível. Mas não se preocupe, só precisamos de ter uma noção das áreas para abordar o seu briefing. Para ter medidas exatas e esclarecer dúvidas, vamos depois retificar!

Não se esqueça de “detalhes” como a existência de colunas, recantos ou outras características da divisão a considerar. Se é habilidoso e gosta de fazer esboços, partilhe os seus desenhos connosco. Tudo o que nos avançar para percebermos qual o espaço existente e a sua configuração facilita muito o processo e permite-nos apresentar-lhe, logo à partida, uma visão do projeto e um orçamento muito próximo da versão final.

www.linhasdireitas.com

E então, falamos?

O que lhe falta? Ainda anda à procura das últimas referências? O melhor é agendar uma visita à loja mais perto de si para espreitar o nosso showroom ou conversar com a nossa equipa.

Se já tem tudo e só precisa de orçamento, preencha o formulário no nosso site indicando-nos os seus dados pessoais, as dimensões do espaço e junte as suas ideias e moodboards.

Mas se não lhe falta nada e está pronto e decidido a começar a dar forma ao seu projeto, venha ter connosco. Contacte-nos em linhasdireitas.pt!


Outros artigos

Quartos com boa energia

Quartos com boa energia

Quer abrir a porta e sentir que entrou noutra dimensão, onde só se respira paz? É tudo uma questão de princípios, segundo o Feng Shui.

ler mais
Vamos falar de cores?

Vamos falar de cores?

Uma escolha vital, que vai além da estética. Saiba como mudam o ambiente de um espaço e também o seu humor. Pela sua saúde.

ler mais
Quartos com plantas?

Quartos com plantas?

Sim mas… Nem todas são boas companheiras.
Saiba quais são as escolhas mais saudáveis para dar bom ar ao espaço onde dorme.

ler mais