créditos guilhermetorres.com
Homefulness

É verão (também) em casa!

Vamos trazer o “mood” positivo e relaxante da estação para dentro de portas?

Com o calor a apertar, o que mais apetece é passar o dia de pé na areia mas, entre escapadinhas à praia e a chegada de umas merecidas férias, há muitas e boas formas de viver e sentir o verão também em sua casa e gostar disso!


Só tem de deixar o espírito da estação invadir cada divisão para esquecer, de uma vez por todas, essa ideia de que “o verão, em nada, vai acabar”.  Inspire-se nessa vontade de aproveitar ao máximo o bom tempo e, mesmo em casas sem espaço exterior, explore formas de viver num ambiente que cheira sempre a verão.

Se com a chegada de uma nova estação mudam as rotinas, os programas e, claro, o guarda roupa, porque é que a casa há de ficar sempre igual? Pense no espaço que o rodeia como mais um elemento da sua vida e do seu bem-estar que evolui consigo. Não tem de ser uma mudança radical ou dispendiosa: por vezes a introdução de um novo detalhe ou uma volta no que já tem é o suficiente para a sentir de forma diferente.

Se não sabe por onde começar, inspire-se nas nossas dicas e sugestões:

www.hommes.studio

Encha a sala de frescura

Para dar um ar mais de verão à sua sala, não precisa de fazer grandes investimentos. Basta trocar ou acrescentar algumas pequenas notas, tendo três aspectos essenciais em vista: cor, luz e textura. O que queremos exatamente dizer com isto?

Antes de mais, deixe a luz entrar! Substitua os cortinados mais pesados (aproveite para os enviar para a limpeza, de forma a tê-los depois prontos para a “rentrée”) por cortinas mais leves, que bloqueiem um pouco o calor mas deixem passar a luminosidade mais vibrante destes dias.

www.vivandtimhome.com

Aposte em espelhos para refletir a luz natural pela divisão (vai ver que parece que o Sol mora em sua casa!). Acrescente apontamentos de cor em objetos como taças e jarros de cerâmica colorida ou, claro, jarras com flores da época. As folhagens tropicais ou mais exóticas são perfeitas para conseguir um mood bem veranil.

www.interflora-pt

Mas, sobretudo, armazene as mantas e almofadas de texturas mais pesadas e quentes. Troque-as por pareos em algodão ou seda e experimente padrões que lembram a costa marítima, ilhas tropicais ou destinos exóticos. É a hora de fazer brilhar os motivos étnicos! Para os mais atrevidos, que tal dar um descanso aos tapetes e sentir o chão? Afinal, é verão e não há altura melhor para andar descalço pela casa.

www.decoist.com

Maravilhosas noites de verão

O cenário assustador de sofrer com o calor à noite tira-lhe o sono? Deixe de sentir isso. Afinal, as noites de verão só pedem algumas mudanças, em especial no quarto. Trocar o edredom de inverno por uma opção mais leve é a mais óbvia, mas não tem de ficar por aqui. Remova os têxteis mais pesados, como tapetes de lã. Deixe o chão “respirar” e, aqui, mais que em nenhum outro lado da casa, redescubra a sensação refrescante de caminhar descalço na madeira ou cerâmica, ou aposte em soluções mais frescas, como tapetes de algodão ou juta.

www.decoist.com
www.zarahome.com

Não ignore a importância da temperatura para uma boa noite de sono: se não tem ar condicionado ou prefere uma alternativa mais natural com ares de resort tropical, opte por uma ventoinha de teto ou de chão. Se gosta de dormir com as janelas abertas, invista numa rede mosquiteira para o proteger de “visitas indesejadas”. Deixe-se embalar pela “brisa” em vez de sufocar com o calor.

www.ideas.rejuvenation.com

Por fim, dê uma ajudinha à imaginação e acrescente ao ambiente do quarto elementos que só fazem mesmo recordar o melhor do verão: decore a sua cómoda ou toucador com alguns objetos que façam lembrar o mar, como conchas ou seixos. E se é adepto do “endless summer”, até podem ficar por aí para sempre…

“É sempre bom ter um pouco de verão,

mesmo no pico do inverno”

Henry David Thoreau

Banhos, de mar e não só

Nada é tão retemperador como um bom duche ou banho após um dia de praia ou de muito calor, verdade? Pense em iniciar a época balnear também na sua casa de banho: mesmo quando não há tempo para mergulhos no mar, esta pode tornar-se um verdadeiro refúgio nos dias mais quentes ou até mesmo o “spot” da casa onde mais se sente o verão.

www.crateandbarrel.com
www.zarahome.com
www.thewhitecompany.com

Dê primazia aos sentidos do tacto e olfato.  Invista em produtos de banho ou de cuidado de corpo que fazem lembrar o cheiro da pele após um bom dia de praia, e não esqueça de ter sempre à mão os cuidados pós-solares para aqueles dias em foi a banhos de mar. Invista em velas ou aromatizadores com laivos de maresia ou cítricos. Para completar esta sensação de “corpo em férias”, prefira atoalhados brancos ou de tons frescos, e encha esta divisão de detalhes florais ou elementos decorativos naturais.

www.zarahome.com

À mesa, também é verão

Trazer o verão para a mesa passa muito pelo que sai da cozinha – o que mais apetece nesta altura são refeições leves como saladas ou grelhados, acompanhados por sumos ou fruta fresca – mas também pela forma como decora a sua mesa. Faça dela o cenário perfeito para saborear o verão, no dia a dia ou quando há convidados.

https://pt.bordallopinheiro.com/

Dê à sua mesa um toque exuberante com louças coloridas, ou aposte num look total de brancos, que aportam frescura. Não se fique pelos centros de flores – experimente decorar com taças para exibir frutas e não tenha medo de abusar dos citrinos. Outra ideia é espalhar pela mesa elementos naturais, do mar ou do campo. Nas toalhas, não há como errar com linhos, ou com padrões que fazem lembrar as férias de verão.

Ficou com ideias mais frescas? Abra as portas e as janelas e deixe o verão entrar em casa!


Outros artigos

Quartos com boa energia

Quartos com boa energia

Quer abrir a porta e sentir que entrou noutra dimensão, onde só se respira paz? É tudo uma questão de princípios, segundo o Feng Shui.

ler mais
Vamos falar de cores?

Vamos falar de cores?

Uma escolha vital, que vai além da estética. Saiba como mudam o ambiente de um espaço e também o seu humor. Pela sua saúde.

ler mais
Quartos com plantas?

Quartos com plantas?

Sim mas… Nem todas são boas companheiras.
Saiba quais são as escolhas mais saudáveis para dar bom ar ao espaço onde dorme.

ler mais