créditos guilhermetorres.com
Homefulness

De regresso…a casa!

Estamos de volta! Prontos para as novas rotinas?

Qual é o truque para enfrentar de forma eficiente, mas tranquila, o regresso a casa após as férias? Respirar fundo e abordar a questão com uma atitude zen. Pode parecer um contrassenso, mas a fórmula de sucesso para lidar com a rotina é… criar rotinas. É tudo uma questão de organização!


Tempo, noção e disponibilidade de espaço,  esforço e um q.b. de disciplina são os ingredientes para a receita resultar.

O grande objetivo nesta volta a casa é: despender o mínimo de energia nas rotinas diárias para conseguir mais ordem e paz de espírito.  De acordo? Então, vamos lá!

Explore estas dicas, passo a passo, e veja quais podem ajudar num regresso a casa com menos stress. Pode parecer difícil fazer isto agora mas, depois, compensa.

www.douglasfriedman.net

Das malas para os roupeiros

Vamos desfazer as malas das férias! Sabemos que é uma tarefa muito menos entusiasmante do que prepará-las para a viagem.

Mas nada como aproveitar este momento para dar uma voltinha nos armários, organizar o guarda roupa para os próximos meses e criar a base das rotinas que facilitam o quotidiano.

www.architecturaldigest.com

Guarde os itens de que não vai necessitar nas zonas menos acessíveis e aproveite para criar espaços específicos, que estejam bem à mão e à vista, para o que vai usar frequentemente.

Esta é uma boa altura para avaliar a forma como o seu armário ou closet estão organizados e se necessita de otimizar o seu espaço com mais acessórios, como gavetas com divisórias para as peças mais pequenas, varões basculantes ou retráteis e prateleiras extraíveis, que lhe permitam chegar mais facilmente a tudo.

Quem sabe, se também não é agora que se vai lançar a ter um closet à medida? Estamos cá para ouvir essas ideias.

www.homedit.com

Dica positiva: pense em acrescentar um ou outro elemento decorativo a esta zona ou exibir as suas peças favoritas de forma especial. É uma forma simples de introduzir mood positivo a todo este  processo!

E lembre-se: o importante é pensar mais à frente… Crie um sistema de organização que facilite a rotina, especialmente a das manhãs.

Pendure ganchos nas portas ou no exterior dos armários para poder deixar preparado de véspera o que vai vestir no dia seguinte. Pode mudar a sua vida!

Regressar à cozinha

Não vamos dizer nada de novo, mas o primeiro passo, e mais habitual no regresso das férias, é encher o frigorífico e a despensa, certo?

Temos uma sugestão que pode ajudar: antes, pense em novas rotinas super práticas e úteis. Que tal criar uma lista de refeições diárias “ready to go” para poupar o espaço físico e mental dedicado a esta tarefa diária?

Dê uma volta pelos seus livros de cozinha e defina a sua lista ou menú da semana, que pode organizar numa caixa com fichas, numa app de culinária ou exibir em grande estilo numa ardósia. Experimente!

www.houzz.com
www.riflepaperco.com

Esta ideia pode custar um pouco ao início mas vai ver que com esta rotina vai ser mais fácil gerir a tarefa das compras, evitando perdas de tempo e desperdício.

Aproveite e dê também uma volta nos armários: ter tudo o que precisa para cozinhar num lugar designado ajuda muito na gestão da cozinha e despensa.

www.linhasdireitas.pt
www.linhasdireitas.pt

Dica útil: que tal fazer um upgrade aos armários com acessórios de organização e arrumação como “cantos mágicos”, divisórias transparentes e prateleias extra?

Pense em otimizar espaço, ampliar arrumação e manter a ordem sem “dores de cabeça”. Temos muitas opções para resolver este assunto.

www.decorpad.com

Uma sugestão mais chique, mas que é mesmo prática para solucionar o momento do café da manhã, é ter um espaço específico para criar um Coffee ou Breakfast Station.

Vai poupar-lhe muito tempo nas rotinas matinais aí em casa. Acredite!

Adotar rotinas

Contra a rotina!

www.cathiehonginteriors.com

Planear as rotinas de limpeza

A azáfama diária torna difícil arranjar tempo para manter a casa sempre limpa e em perfeita ordem. Já sabemos.

No entanto, é inegável que é muito mais agradável relaxar e conviver numa casa arrumada que no meio do caos. Dedique algum tempo para planear as tarefas domésticas e reduza aquela sensação de impotência para lidar com as exigências de uma semana agitada.

Crie uma “agenda”, atribua a cada uma um dia da semana e um “responsável”… sim, delegar é uma ótima ideia. Até as crianças podem ajudar! Só tem de definir as tarefas e distribuí-las.

Isto dar-lhe-á a boa sensação de cumprir em cada dia o que há para fazer, gerindo o tempo e a ansiedade, e obtendo um resultado melhor sem “morrer na (volta) da praia”.

www.thespruce.com

Ter tudo o que precisa para estas tarefas organizado num só sítio também é muito bom para agilizar. Dedique uma zona da cozinha ou despensa aos produtos e utensílios de limpeza e de cuidado da roupa.

Opte por cestos onde cada elemento da família pode separar a roupa suja de forma clara. Vai poupar-lhe muito tempo na hora de pôr a lavar! 

Investir num carrinho ou cesto com rodas para recolher e transportar a roupa mais facilmente também é uma boa ideia se os cestos não estão perto da máquina de lavar.

Ah! E se acha que está na hora de olhar com “olhos de ver” a questão dessa marquise perfeita para uma zona de lavandaria, fale connosco, que podemos sugerir algumas soluções para dar uso a esse espaço e arrumar melhor as ideias sobre esta questão.

www.linhasdireitas.pt

Organizar as papeladas

Agora que voltou, aproveite para começar de novo. Quer esteja a trabalhar fora ou a partir de casa, tenha ou não uma divisão dedicada apenas ao trabalho ou estudo, há sempre muita papelada e material de escritório que é preciso guardar, deitar fora ou organizar.

Vale mesmo a pena investir algum tempo a editar o arquivo doméstico para criar um sistema ordenado. Um móvel com gavetas e separadores embutidos pode ser uma boa sugestão.

www.simplyorganized.me

Mas pense também que o importante é criar uma boa rotina de manutenção! Algo fácil para si. Por exemplo,  com um tabuleiro ou caixa de “a tratar” pode reservar uma hora ou menos para gerir a papelada da semana e evitar acumular.

Outra ideia muito prática é pensar num móvel desenhado à medida para guardar papéis, material estacionário e equipamento como impressoras, de forma harmoniosa e com um espaço designado para cada coisa.

www.linhasdireitas.pt

Se sofre de falta de espaço, na sala de jantar ou de estar, pode habilitar sempre uma estante que inclua zonas com portas e gavetas para “ocultar” a sua “tralha necessária” mas pouco estética.

Pronto. E agora que já conhece as nossas sugestões para facilitar o regresso à “realidade”, estamos prontos para a volta? Fale connosco se precisar de soluções para pôr as rotinas em ordem. Somos especialistas na matéria.

Outros artigos

Quartos com boa energia

Quartos com boa energia

Quer abrir a porta e sentir que entrou noutra dimensão, onde só se respira paz? É tudo uma questão de princípios, segundo o Feng Shui.

ler mais
Vamos falar de cores?

Vamos falar de cores?

Uma escolha vital, que vai além da estética. Saiba como mudam o ambiente de um espaço e também o seu humor. Pela sua saúde.

ler mais
Quartos com plantas?

Quartos com plantas?

Sim mas… Nem todas são boas companheiras.
Saiba quais são as escolhas mais saudáveis para dar bom ar ao espaço onde dorme.

ler mais